sábado, 19 de março de 2011
Certamen Essentia
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Os diversos aspectos da Pós-Modernidade
Contextualização histórica
A modelagem foi trabalhada no corpo, pois o tecido utilizado se trata de um spray que se transforma em tecido e pode ser aplicado diretamente sobre o corpo.
Há um apelo constante pelo novo, o ideal proposto é que o homem esteja mudando frequentemente, buscando consumir sempre a próxima novidade, mesmo que tais mudanças não correspondam a suas particularidades e idiossincrasias, aliais diante deste sistema de mudanças, não se torna claro qual é a personalidade de cada um, apenas que ela é indefinida, até mesmo em relação a sua essência. Saturada de informações e serviços a sociedade desvaloriza as coisas públicas, demonstrando apatia frente aos graves problemas sociais e humanos. A massa pós-moderna se classifica como consumista, flexível nas idéias e nos costumes.
A construção deste look também é proposto a partir do spray que se transforma em tecido.
"Exortum est in tenebris, lumen rectis corde"
Rita Karla Nicácio
Thanks God
Thanks Dani, Giovani, May, Immortal Frost who have supported me these days, and always gave me words of support and courage.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Criação de um produto de moda
sábado, 19 de setembro de 2009
Sketchbook: Civilização Viking(História da Arte e Indumentária)
domingo, 6 de setembro de 2009
Palestra de Walter Rodrigues
(Na foto: alguns alunos do p.1 do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - UNIPÊ, e o estilista de São paulo Walter Rodrigues)
Na vida todos nós possuímos gostos e particularidades, os quais moldam nossa visão sobre o mundo. Elas são expressadas através de nossas atitudes e caráter diariamente. Assim também as expressamos na moda, há certas coisas que nos inspiram como certos livros, música, viagens, outras culturas, ou até mesmo outras referências de criação de moda. É dentro desse universo pessoal que a criação nasce e se transforma em algo único.
Ele narrou um pouco de sua história, desde sua infância e seu interesse pela leitura, como a realidade em que ele esteve inserido, criado numa cidade do interior, geralmente tratado na sociedade como diferente por sua criatividade e gostos peculiares. Ele expôs seu processo de pesquisa e criação, que se exemplifica como um método de decodificação de diversas influências como por exemplo a moda dos anos 30 e 70 e a antropologia nos seus estudos de outras civilizações que são alguns de seus ícones.
Walter Rodrigues exemplificou de forma distinta a importância da pesquisa e como ela é um instrumento primoroso na vida de um criador e de qualquer outro profissional. Uma criação sem conteúdo é algo morto e inútil. E a habilidade de um estilista também está em traduzir em linguagem visual e criativa uma informação antes só conhecida através de palavras.
domingo, 16 de agosto de 2009
Workshop de Criação
322. Comparação - Os pensadores cujo o espírito todas as estrelas se movem em órbitas cíclicas não são mais profundos, aqueles que olham para o fundo de si da mesma forma que para um imenso universo e consigo traz via-lácteas, sabem a desordem dos caminhos de todas as via - lácteas; elas levam ao caos, ao labirinto da existência.
Nietzsche, A gaia ciência.
1º - Representação do mistério da vida.
A explicação para a origem vida é um questionamento comum de quem tenta se entender, mas não é uma resposta que se encontra de forma tão banal, não se encontra tão facilmente um motivo que preencha totalmente esse mistério. Em baixo um guerreiro com a tocha... é a representação do ser humano lutando pela vida... na verdade tentando nascer... porque existe certas coisas na vida que não temos escolhas, como nascer por exemplo, até onde sei quando é chegado o devido tempo de nascer, normalmente o feto luta p/ vir ao mundo. A questão é... a vida é um acidente ou algo feito com um propósito determinado? caos ou projeto?
2o - O homem iniciando sua percepção do mundo.
A disposição de cores frias e quentes, a noção das coisas que se complementam e as que se contrapõe. A imagem da esquerda é uma representação abstrata de um olho. "Só de pensar no olho, tenho calafrios" (Charles Darwin). Darwin disse isso porque a estrutura do olho contradizia sua teoria da formação gradual ao acaso, pois é um sistema independente e complexo, é como um designer "entretecendo" um projeto. A imagem da mulher representa a beleza que é uma das verdades meta-físicas que não pode ser avaliada cientificamente.
O contra-baixo representa outras áreas do conhecimento. "... eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer." - C.S Lewis. Daí vem a necessidade do homem se expressar através da música, arte, fantasia.
4º - O homem em busca de emoções/sensaçõesCorrendo atrás de algo que nem ele mesmo sabe ao certo. Toda falta de limites e valores revelados pelos fios estourando sangue. O homem passando dos limites por negar que eles existam(pós modernismo, niilismo).
5º - Sensação de vazio e caminhos sem alvo.
O horizonte nunca acaba, as escadas não mostram onde vão dar, as linhas são os rastros das várias formas que o ser humano já tentou andar.
6º - Informações coletadas sobre si, início da frustração.
Muitas coisas se resumem em perca de tempo, como pó expalhado pelo vento representado pelo cara derramando grãos de areia no deserto. É o ponto em que o ser humano pára e pesa sua existência."Do pó veio o homem e ao pó vai voltar". Ele analisa tudo o que foi mostrado até agora, sua lucidez quanto a condição humana é despertada. Essa é a parte em que poucos chegam hoje em dia(com tantos big brother e Pânico na TV). "Karl Marx dizia que a religião é o ópio do povo, mas isso porque ele não conhecia televisão. Se os televisores desaparecessem, haveria um suicídio em massa porque o ser humano veria sua condição". - Giovani J. S.
7º - Tédio, permanência da frustação, falta de perspectiva.Lewis falava das folhas secas sobre o que é o fim da vida... "entendo isso sempre no outono quando as folhas caem".
Seu clamor por uma verdade única.
Pensar sobre si mesmo como um universo onde tudo gira lá dentro geralmente nos leva ao desespero. Hoje já se sabe que o Universo não é aquele caos que Nietzsche pensava. Há um tremendo "fine tunning" no funcionamento dos astros que hoje se usa para evidenciar justamente o contrário, a existência de um designer. Onde Nietzsche viu caos, hoje se vê harmonia com a complexidade dos ajustes perfeitos.
"O UNIVERSO É TÃO VASTO E ATEMPORAL QUE UM HOMEM SÓ PODE SER MEDIDO PELO TAMANHO DO SEU SACRIFÍCIO"
[To be continued]
Thanks God!
[giovani too]